
IMAGENS DO LIVRO DO DESASSOSSEGO
Projecto
Da amizade e admiração que o Prof Manuel Tavares de Pinho tem pelo Mestre Marcos Girão e, por cuja obra se traduz um particular apreço, sobretudo pela sua integridade intelectual, artística, mora e poética, pois além de ser pintor também é poeta.
Numa das conversas entre Tavares de Pinho e Girão em 2013 surgiu a ideia de que este projecto, seria merecedor de uma divulgação condizente com a obra do Poeta Fernando Pessoa e, isto deu origem a novas reuniões que culminaram e confluiram ao nascimento daquilo que hoje, é este Projecto.
Lançar o livro «Imagens do Desassossego», com os textos do Livro do Desassossego e respectiva tradução dos mesmos para Chinês, contendo a respectiva reprodução fotográfica dos quadros.
* * * * *
"A arte é um esquivar-se a agir, ou a viver."
«A. de C. (?) ou L. do D. (ou outra coisa qualquer)»
"A arte é um esquivar-se a agir, ou a viver. A arte é a expressão intelectual da emoção, distinta da vida, que é a expressão volitiva da emoção. O que não temos, ou não ousamos, ou não conseguimos, podemos possuí-lo em sonho, e é com esse sonho que fazemos arte. Outras vezes a emoção é a tal ponto forte que, embora reduzida a acção, a acção, a que se reduziu, não a satisfaz; com a emoção que sobra, que ficou inexpressa na vida, se forma a obra de arte. Assim, há dois tipos de artista: o que exprime o que não tem e o que exprime o que sobrou do que teve."
s.d.
Livro do Desassossego. Vol.II. Fernando Pessoa.
Bernardo Soares
